Análise do fenômeno greenwashing e sua repercussão perante a cultura do consumo sustentável

  • Gisele de Pinho Tavares Filla
Palavras-chave: Sociedade de consumo – Sociedade de risco – Direito à informação – Conscientização ambiental – Meio ambiente equilibrado – Consumo sustentável – Greenwashing.

Resumo

O presente trabalho analisa o consumo sustentável, especialmente quanto à postura dos consumidores na predileção por produtos que respeitem o meio ambiente. Para tanto, a fim de viabilizar a realização de uma escolha livre e consciente, abordar-se-á a necessidade de conscientização da população acerca da preservação da natureza, bem como de veiculação de informações verazes relativas à performance ambiental de fornecedores, produtos e serviços. Em contraponto, pesquisar-se-á em que medida a prática do greenwashing prejudica a opção ambientalmente correta pelo consumidor, induzindo-o a erro pela difusão de dados falsos relacionados à atuação empresarial na salvaguarda dos ecossistemas.

Biografia do Autor

Gisele de Pinho Tavares Filla

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e pós-graduanda em Direito Civil e Processo Civil pela UEL. Advogada.

Publicado
26-06-2020
Edição
Seção
Artigos